Castanha do Brasil
A castanheira está entre as árvores mais altas e antigas da floresta, capaz de viver mil anos e chegar aos 50 metros de altura. É a rainha das florestas. Está intimamente ligada à cultura das populações tradicionais da Amazônia.
Seus frutos, chamados de ouriços, são cápsulas de madeira dura que pesam cerca de um quilo. Cada um guarda um pequeno tesouro: cerca de duas dezenas de castanhas saborosas e nutritivas, uma das principais fontes de proteína da floresta. A castanheira tem um papel importante nas florestas, pois possui relações fortes com outras plantas e animais.
Das castanhas obtém-se um óleo fino, amarelo-claro, sem cheiro, transparente e adocicado, que tem qualidades lubrificantes, hidratantes e emolientes. A maioria das tentativas de cultivá-la fora da floresta falhou, pois a árvore precisa estar em seu habitat natural para produzir os frutos.

Seu leite é obtido das castanhas recém-coletadas e é extraído depois de muito trabalho: rala-se a castanha em grandes raladores. Esta vira uma massa branca de onde, pouco a pouco, começa a brotar um leite, que misturado à farinha de mandioca transforma-se em mingau, uma das bases da alimentação das crianças. Para se obter o óleo, o ouriço é quebrado, as castanhas são descascadas e trituradas para posteriormente serem prensadas. Seu óleo também é usado na culinária para fazer frituras.